E-mail

sac@danesalimentos.com.br

Suporte whatsApp

+55 (43) 9 9183-7022

Por que os gatos têm caudas?

Por que os gatos têm caudas?

A cauda abanando de um cachorro é entendida como uma ferramenta sofisticada de comunicação, mas à primeira vista, as caudas de gatos não parecem tão expressivas. Então, por que os gatos têm caudas?

Para que são usadas as caudas de gatos?

As caudas de gatos servem a três propósitos principais: eles ajudam os gatos a sentir seu ambiente, navegar com movimento e equilíbrio e se comunicarem entre si.

Sentindo seu ambiente

Os olhos de um gato são apontados para ajudá -los a se concentrar nas presas, e isso significa que eles não podem se ver muito bem. Ter uma cauda longa permite que os gatos sintam melhor o que está acontecendo perto de sua extremidade traseira.

As caudas podem até fornecer proteção. Do ponto de vista da sobrevivência, é muito mais fácil para um gato se recuperar de uma lesão na cauda do que uma lesão na perna traseira se forem atacados por trás.

Movimento e equilíbrio

Os gatos são extremamente flexíveis. Esteja eles navegando em um canto nítido ao longo de um armário de cozinha ou cair acidentalmente de um poleiro favorito, seus corpos podem fazer reviravoltas incríveis. Os gatos usam suas caudas como um contrapeso para ajudar a controlar seus corpos.

Em outras palavras, se um gato está em uma borda estreita e move a cabeça para a esquerda para olhar para um perigo em potencial, ele pode mover a cauda para a direita para ajudar a manter o equilíbrio.

Comunicação

Mas por que os gatos movem as caudas quando têm todas as quatro patas firmemente plantadas no chão – ou estão sentadas ou deitadas? Nesses casos, eles provavelmente estão tentando comunicar seu estado de espírito a pessoas ou animais próximos.

Decifrar os significados da cauda do gato podem levar um pouco de prática, mas aqui está um guia simples para ajudá -lo a descobrir qual a posição da cauda do seu gato pode estar lhe dizendo:

Por que os gatos abanam suas caudas?

Os movimentos da cauda do gato também têm significado. Assim como a cauda abanada de um cachorro nem sempre mostra que eles são felizes, as sutilezas por trás de como um gato move a cauda são importantes:

Obviamente, os gatos usam mais do que apenas suas caudas para se comunicar. Prestar atenção a todas as formas de linguagem corporal de gatos e quaisquer vocalizações que eles fizerem fornecerão a melhor visão de seu estado de espírito.

Os gatos controlam suas caudas?

Às vezes, pode parecer que a cauda do seu gato tem vida própria, mas os gatos podem controlar suas caudas, assim como eles controlam as pernas, as orelhas e outros apêndices.

Os ossos na cauda de um gato são vértebras, semelhantes aos que compõem a coluna. Existem também músculos, nervos, vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e outros tecidos ao longo do comprimento da cauda de um gato. Essas estruturas se combinam para dar aos gatos a capacidade de fazer movimentos de cauda intencionais e ajustados.

Todos os gatos têm caudas?

As caudas desempenham papéis tão importantes na vida de um gato, mas nem todo gato tem um.

Alguns gatos podem perder um pouco ou a maior parte do rabo por causa de doenças ou lesões. Felizmente, os gatos são adaptáveis. Embora seu equilíbrio e capacidade de se comunicar possam ser temporariamente diminuídos, eles rapidamente encontrarão maneiras de compensar sem uma cauda.

Alguns gatos (como um manx) nascem com caudas muito curtas ou nenhuma cauda. Se uma cauda curta estiver presente, o gato geralmente é saudável e pode levar uma vida normal.

A falta de cauda, ​​no entanto, pode levar a uma condição chamada Síndrome de Manx, que é tão comum nesta raça que o distúrbio recebeu o nome dela. O desenvolvimento anormal associado à síndrome de Manx grave pode levar a graves complicações à saúde.


Escrito por

Jennifer Coates, DVM

Veterinária


Obrigado por nos visitar!

📸 Instagram: @danesalimentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest